Entrevista com a autora Mikeiko
A realidade por trás dos livros.
(Com a autora Mikeiko)
Em uma profissão onde o trabalho é feito na maior parte em silêncio e com uma simples caneta na mão, os escritores parecem transparecer isso de uma forma simples e fácil, mas a realidade é bem diferente, pois os escritores também sofrem.
Muitos não vivem da literatura, mas você já parou pra pensar como arrumam tempo para escrever? De onde vem tanta criatividade para criar aquele cápitulo?
Veio meu interesse em entrevistar alguns autores e trazer aqui para o blog, autores que conheço um pouco de seus trabalhos e ajudar eles na visibilidade de seus duros trabalhos, até por quê a literatura contemporânea é severamente desvalorizada.
"Ah, mas por quê você não fala de si mesmo e o seu trabalho com o seu livro?"
Bom, eu acredito que conversar com outros autores é mais interessante e produtivo, além do mais é minha maneira favorita de aprender com eles também.
Hoje minha entrevista foi com a autora Mikeiko, que se interessou pelo tema e com quem tive uma maravilhosa conversa onde ela afirma:
"Esse é um ótimo tema, existe muita coisa por trás que tantos desconhecem."
Minha primeira pergunta foi: Por que você escreve?
Mikeiko disse que escreve por ser sua paixão desde os 7 anos.
Muitos escritores escrevem como se tivesse falando com uma determinada pessoa, e isso é verdade. É a melhor forma de criar, e claro, o livro não servirá para todos e sim, algum público alvo.
Mikeiko diz:
"Escrevo para pessoas que assim como eu, tem grande amor por todo esse universo, e o público alvo, com o passar do tempo tem sido pessoas da minha idade (18 anos) com questionamentos parecidos, ideias, sonhos e que passam por situações, mas também tem refúgios nos livros."
Um livro é igual uma rodada de pôquer, é tudo, ou é nada. O trabalho de um escritor para criar livros com excelência e regularidade é simplismente tenso. Uma boa rodada com um bom livro pode ter o mesmo engajamento de uma má rodada.
Mikeiko afirma:
"Isso é verdade. Procuro manter os textos bem feitos, divulgações nas minhas redes sociais com posts coloridos e um texto que chame atenção, que provoque curiosidade."
Deixar de se promover não é bom para o autor, nem para seus leitores. Se o autor não se promove, nem promove seus livros, menos pessoas vai ter. Se o livro é bom, investir em uma boa divulgação nunca é de mais. Manter a alta qualidade de nossos trabalhos não é uma tarefa fácil. Perguntei a Mikeiko qual foi o livro mais díficil de escrever e ela respondeu:
"Díficil não é bem a palavra, mas chamaria de complicado que foi Melissa - Encontros."
Em seguida perguntei qual era o objetivo do livro e a autora respondeu:
"Apresentar alguns pontos da realidade, como situações familiares conturbadas, mas apresentar também que quando uma porta se fecha, outra se abre, só precisamos saber como chegar até lá."
Já recebeu críticas negativas sobre alguns de seus livros públicados?
"Sim, mas foi algo construtivo, que somou na sequência da história e formação do enredo."
O ato de escolher ideias e transformá-las em uma história rica nem sempre vem fácil. Perguntei á Mikeiko como ela lidava com as travas da escrita e a autora me respondeu:
"Tento lidar de uma forma calma. Acredito que se forçar de mais ou entrar em pânico apenas piora e prolonga."
Geralmente quando escrevemos um livro, queremos causar um bom impacto no leitor. Perguntei a Mikeiko que impacto ela deseja causar aos seus leitores, o que deseja que eles façam ao ler seus livros e a resposta foi a seguinte:
"Desejo causar uma nova reflexão de mundo, que reflitam sobre suas escolhas, consequências e não desistam do que almejam."
Quantas vezes você revisa seus textos?
"Depende. Às vezes pelo tempo, umas 2 ou 3, mas em geral é mais."
Em relação aos escritores iniciantes Mikeiko concluiu:
"O primeio conselho, é, não desistir na primeira dificuldade. O começo é um tanto complicado, por quê existem erros, críticas, às vezes temos metas de um jeito e elas ficam de outra forma, então tem que ter paciência e foco. E um aviso, para tomar cuidado com os projetos: Sempre ter uma cópia de segurança."
Agradeço a autora Mikeiko pela oportunidade de poder entrevistá-la. Abaixo deixo o link de seu perfil no instagram e também o de seu perfil no Wattpad onde vocês podem desfrutar de seus maravilhosos livros disponíveis para leitura. Beijos!
Instagram: mikeikoautora
Wattpad: Mikeiko
Copyright © 2020 | Diogo
Comentários
Postar um comentário